terça-feira, 2 de junho de 2009

Ficar de jejum e pular refeições deixa o metabolismo em ritmo de tartaruga

Quando pensa em emagrecer, sua primeira atitude é eliminar a comida, certo? Parar de comer o tempo todo, diminuir a quantidade de comida no prato e até pular algumas refeições são as primeiras iniciativas que vêm à cabeça. O problema é que alguns desses costumes podem retardar o processo de perda de peso, fazendo com que o ponteiro da balança não saia do lugar.
A reeducação alimentar é essencial quando o assunto é dieta. Mas isso não quer dizer ficar em jejum um atalho para deixar o metabolismo lento e atrair problemas de saúde. O corpo necessita de nutrientes para realizar suas funções vitais e eles são retirados dos alimentos. A reeducação precisa ter como meta o consumo de alimentos que tragam estes nutrientes, sem prejudicar a saúde , afirma a nutricionista do Mundo Verde, Flávia Morais.
O jejum, além de enfraquecer todos os sistemas do organismo, ainda causa a perda de massa muscular. Os músculos são chamados de tecidos inteligentes, ou seja, mesmo em repouso queimam calorias e ajudam quem deseja emagrecer , diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.
Por outro lado, quando o corpo fica muito tempo sem se alimentar, ele reserva uma quantidade de gordura para não prejudicar as funções vitais. Essa atitude não deixa que o peso diminua e retarda todo o processo do regime.
De acordo com a especialista, o ideal é, realmente, diminuir as quantidades e comer mais vezes durante o dia. Evitar frituras é um conselho batido, mas que precisa ser reforçado. Fracionar os alimentos também mantém nosso corpo trabalhando e o metabolismo mais alto , ressalta Flávia Morais. Além disso, minha dica é abusar dos nutrientes antioxidantes , que devem ser ingeridos a cada 3 horas. Eles não acumulam no organismo e ajudam no regime , diz.
Fracionando os alimentos
A divisão na hora da alimentação é bem simples. Barrinhas dentro da bolsa, frutas na geladeira do serviço e lanchinhos saudáveis no meio da tarde ajudam a diminuir a fome das refeições principais. A sugestão é fazer de 5 a 6 refeições diárias, com pequenos lanches entre as refeições principais (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Na hora destes lanches opte por frutas ou por oleaginosas como as nozes, amêndoas ou castanhas do Brasil, que são super saudáveis e colaboram com o regime e com a saúde , diz a nutricionista.

Nenhum comentário: