quarta-feira, 3 de junho de 2009

A alimentação matutina é muito importante para abastecer o organismo para o dia que se segue.

Durante a noite, o corpo continua trabalhando e somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes. Para se ter uma idéia, o corpo consome cerca de 40 a 60 kcal por hora de sono. Neste período, os níveis de energia têm uma redução significativa e a primeira refeição do dia irá reabastecer tanto o corpo quanto o cérebro com os nutrientes necessários após uma noite de repouso.
No caso do esportista, além da refeição estimular o metabolismo, essa necessidade é ainda maior, pois trata-se do fornecimento dos nutrientes necessários para a recuperação muscular pós-treino ou para a formação de estoques que garantirão energia para a prática esportiva que ainda está por acontecer.
O café da manhã é essencial para a saúde. Ele auxilia a melhorar o consumo de nutrientes diários, equilibrando a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, o bom café da manhã ajuda na manutenção do peso ideal, pois permite uma dieta balanceada.
É por isso que o desjejum, comumente denominado de café da manhã. é a refeição mais importante do dia. Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que o nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.
Dados norte-americanos mostram que crianças e adultos que tomam café da manhã habitualmente, comparados com aqueles que não têm essa prática, têm peso corporal mais saudável.
Estudos comprovam que as pessoas que tomam café da manhã consomem menos gorduras em geral e têm menos probabilidade de “beliscar” durante o dia. Por fim, os hábitos alimentares dos adultos que conseguem manter o peso saudável, incluem tomar café da manhã diariamente.
Além de tudo, há um acúmulo de estatísticas demonstrando que quem toma café da manhã tem melhor desempenho em testes de memória e na resolução de problemas, e que as crianças que fazem o desjejum têm melhor rendimento escolar e menor probabilidade de se atrasar ou faltar à aula. Ao que tudo indica, as funções da memória estão relacionados à concentração de glicose no sangue, afetando-as positivamente.
O critério de escolha para os alimentos no café da manhã é baseado na função que desempenha cada nutriente:
Os cereais, pães e biscoitos são boas fontes de carboidrato e por isso, fornecem energia.
O leite, queijo e derivados são fontes de proteínas, que regulam a formação de hormônios, anticorpos e são responsáveis pela formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular.
As fibras das frutas e cereais integrais favorecem a motilidade intestinal, evitando a constipação intestinal ou prisão de ventre e controlando a absorção de nutrientes.
Os cereais integrais, por serem íntegros e manterem os nutrientes dos grãos, assumem grande importância no café da manhã, estando associados a uma vasta gama de benefícios para a saúde, como o auxílio no bom funcionamento intestinal, na manutenção do peso corporal e na redução de problemas cardiovasculares.
Dessa maneira, um bom café da manhã deve ser composto por:
Frutas ou Suco de Fruta;
Leite ou Iogurte, preferencialmente desnatados;
Cereais, Pães ou Biscoitos, preferencialmente integrais.
Os esportistas que têm o hábito de treinar pela manhã, logo após acordar, nunca devem o fazer em jejum. A melhor opção é um lanchinho leve antes do treino (ex.: 2 torradas e 1 copo de suco), deixando para tomar o café da manhã após o treino.
VALORIZE MAIS ESSA REFEIÇÃO E GARANTA BEM-ESTAR E MUITO PIQUE. SEU CORPO VAI AGRADECER!!!
.
.
Nutricionista Cassiana C. Domingues
http://www.cdnutri.com.br/
Curitiba -PR

Nenhum comentário: